7ª edição do Saúde e Alegria dos Sertões chega à Barra do Garças para exames preventivos

image_pdfGerar PDFimage_printImprimir

Barra do Garças está sendo beneficiada desde às primeiras horas da manhã desta quarta-feira (12), com a realização da 7ª edição da ação social do SAS Brasil “Saúde e Alegria dos Sertões”, evento que leva saúde e entretenimento às cidades-sede da 27ª edição do Rally dos Sertões, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro deste ano.

Durante todo o dia, cerca de 400 mulheres e 100 pessoas estarão sendo atendidas com exames ginecológicos e dermatológicos preventivos por uma equipe de 10 profissionais do SAS Brasil (Saúde, Alegria e Sustentabilidade) formada por médicos, enfermeiros, comunicação, tecnologia e logística. A triagem e os exames serão realizados apenas hoje.

Para a realização da “Saúde e Alegria dos Sertões”, uma grande estrutura foi montada na rua Xavante, em frente ao Centro Regional de Referencia Especializada em Saúde de Barra do Garças (CRRES), na rua Xavante, no setor central. Uma carreta equipada para o atendimento ao público dá o suporte necessário para a ação.

Segundo a coordenadora geral do evento, Sabine Zink, o objetivo da ação é agregar valores à saúde local e assistir as pessoas mais carentes e as comunidades indígenas. Ela elogiou a saúde de Barra do Garças e já antecipou que a ação será maior no mês de agosto (26 e 27), quando o Rally passará pela cidade.

“Sabemos que a saúde da cidade tem uma ótima estrutura, mas estamos aqui para contribuir e dá mais acesso à população que precisa. Essa é apenas a 1ª etapa. Em agosto retornaremos para o atendimento de 200 crianças com exames de oftalmologia e 100 pessoas com exames dermatológicos. Serão 40 profissionais que estarão em Barra para os procedimentos”, informou.

A secretária de Saúde, Clênia Monteiro agradeceu à disposição da organização do Rally dos Sertões em ofertar a ação. Segundo ela, a vinda dessa estrutura mostra a preocupação do prefeito Roberto Farias e todos os secretários com a saúde de Barra do Garças, além dos colaboradores, como a Águas de Barra do Garças, que se envolveram no evento. “É um trabalho em equipe em prol da comunidade”, disse.

O material coletado durante essa fase de exames será analisado em um laboratório especializado em São Paulo e caso seja necessário, os procedimentos, eles serão realizados em agosto. O SAS Brasil conta ainda com o apoio dos Hospitais Albert Einstein na capital paulista e do Câncer (Amor) em Barretos, para onde os casos mais complexos são encaminhados.(Francis Amorim/ Secom – BG).

Compartilhe