Unimed Araguaia lança campanha pelo uso racional de medicamentos

image_pdfGerar PDFimage_printImprimir

A Farmácia Unimed dedica o mês de maio para combater o uso incorreto de medicamentos. Segundo a campanha, lançada nesta quarta-feira (15), a prática é prejudicial ao paciente, podendo levar ao agravamento de quadros de saúde. O objetivo da iniciativa é orientar a população sobre os riscos de se automedicar.

Até o final do mês, a Unimed faz a distribuição de folders informativos sobre o tema. O material também dá outras orientações como o descarte correto de medicamentos. Segundo o farmacêutico da unidade, Bruno Simari, com a campanha, a farmácia mostra que atua pensando no bem-estar do paciente.

“A Farmácia Unimed pensa no estabelecimento como um estabelecimento de saúde, como preconiza a lei. Anteriormente as farmácias não eram reconhecida dessa forma. Hoje elas já são. Então a gente não visa apenas o lucro.”

Embora exista um dia do ano para chamar a atenção ao tema, a orientação sobre o uso racional de medicamentos é algo inerente e cotidiano ao farmacêutico. A assessora técnica do Conselho de Farmácia de Mato Grosso, em Barra do Garças, Valéria Gardiano, explica que orientar o paciente é um dever diário desse profissional e evita uma série de males.

“Vários princípios ativos de antibióticos hoje em dia estão sendo ineficientes por causa da resistência antimicrobiana”, afirma. “Se não tomar de forma correta, ele terá que voltar ao tratamento. Como está resistente a esse medicamento, vai ter que usar outro e daqui a pouco o paciente vai morrer de uma infecção na garganta por tratamento inadequado.”

Além de discutir a automedicação, a campanha ainda aponta para um protagonismo da atuação do farmacêutico na saúde pública. Além de informar sobre a dosagem, os horários, o tempo de tratamento e verificar se o receituário está correto, o profissional também pode prescrever alguns medicamentos.

Segundo a assessora técnica, o diferencial de uma farmácia hoje é a atenção que ela dá ao paciente. “Entregar caixinha de medicamento toda farmácia faz. Hoje já existe a possibilidade garantida por legislação específica para que o profissional possa ter um consultório farmacêutico.”

O dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é comemorado no dia 5 de maio, com campanhas por todo o Brasil. Na Farmácia Unimed, as atividades de orientação ocorrem durante todo o mês.

Notícias relacionadas mais recentes

Águas do rio Garças passam por análises e atendem ... Amostras analisadas pelo Laboratório Eurofins/ASL, sob encomenda da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Barra do Garças (AGER), ate...
Calil denuncia pesca de Pintado com rede no Aragua... O deputado estadual Lucas Calil (PSD) publicou no Facebook, na tarde desta quinta-feira (23), um vídeo, denunciando pesca de Pintado no rio Araguaia...
Compartilhe