Disputa pela cadeira de prefeito em Araguaiana é comentada na cidade

image_pdfGerar PDFimage_printImprimir

Pelo menos três pré-candidatos já manifestaram interesse

As eleições municipais previstas para 2020 já movimentam os bastidores políticos em vários municípios brasileiros. Na pacata e histórica Araguaiana, cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, não seria diferente. Neste pré-período eleitoral três nomes já declararam suas pretensões.

Entre os três nomes, estão cogitados do atual prefeito Getúlio Dutra, eleito pelo PSDB, do servidor público estadual Carlos Alberto Dutra Ramalho (PTB) e do pecuarista Rodrigo Pirani (PDT).

De forma resumida a reportagem elaborou apenas duas perguntas para que os possíveis pré-candidatos respondessem: Porque o senhor se considera um bom nome para ser prefeito? Em sua visão, o que Araguaiana precisa para melhorar economicamente?

Ao revelar a intensão para uma possível disputa eleitoral em 2020, o pecuarista Rodrigo Pirani disse que reside na cidade há 15 anos e não vê Araguaiana prosperar. “O município parece que está amarrado, mesmo com seu grande potencial que é a pecuária, e também no turismo”, disse. Pirani vai além quando diz que “nossa cidade é carente de emprego e que o atual prefeito, assim como os anteriores, pouco fizeram para que essa realidade mudasse. Atualmente muita gente depende da prefeitura e isso precisa mudar”.

Em sua visão a saída econômica para Araguaiana que, segundo disse, é um município rico e pobre ao mesmo tempo, “é rico por sua extensão e pobre pela sua arrecadação”. Conforme Pirani, para mudar é preciso melhorar as estradas, buscar microempresas que gerem empregos. No turismo, dois segmentos que podem melhorar seriam a pesca esportiva no rio Araguaia e o turismo rural, em grandes fazendas da região.

Para ele, a infraestrutura da cidade ainda é fraca. “Grandes empregas agropecuárias por exemplo, necessitam de torneadoras, oficinas mecânicas, auto elétricas, entre outras. A cidade ainda está longe de alcançar esse nível, e precisamos melhorar isso urgente essa demanda e atrair investidores”.

Carlos Alberto, o Carlos do Indea, disse que se considera um bom nome por ser filho da cidade e por ter experiência política, uma vez que já ocupou os cargos de vereador e de vice-prefeito. Para ele, Araguaiana necessita montar parcerias com empresas que possam se instalar no município para oferecer empregos à população.

Segundo disse, o grande problema em sua visão econômica é a falta de empregos. Para melhorar essa situação, Carlos acha que a saída é explorar o turismo com muita precisão, utilizando o rio Araguaia “que possibilita vários atrativos”, diz.

Em contato com o prefeito Getúlio Dutra, sobre sua possibilidade de concorrer à reeleição, ele disse que trabalha para que isso ocorra de forma natural. Dutra afirmou ter pavimentado ruas, construído calçadas, melhorado a saúde pública, construído pontes e reconstruiu estradas vicinais.

Além disso, o prefeito programa para os próximos dias o lançamento da pavimentação de ruas no bairro Jardim Paraíso e o lançamento de construção de 200 casas populares. “Tenho feito meu trabalho junto com minha equipe e creio que estamos agradando”, resumiu.

Compartilhe